PREFÁCIO

Este é um trabalho de pesquisa que realizei para difundir o livre pensamento sobre o tema em questão e expor meus pensamentos em relação as crenças e as religiões sobre a concepção de DEUS, DEUSES E ATEUS.
Os arquivos estão divididos em capítulos para melhor compreensão daqueles que porventura tenham a ousadia e coragem de ler opiniões diferentes.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

CAPÍTULO 3 - CONSIDERAÇÕES SOBRE A BÍBLIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE A BÍBLIA

Toda a bíblia segue nesta linha em que sempre encontramos absurdos, tornando os fatos sempre suspeitos de ter sido inventadas, sendo apenas alegorias, mitos, invenções, mentiras. O dilúvio narra que Nóe colocou um casal de cada espécie dentro da arca e que a água da chuva encobriu todo o mundo. O mundo para o povo da época era somente aquela região em que viviam. Lendo a história em outros livros sabemos da concepção de mundo no século XV. Na Europa se acreditava que o mundo fosse como um prato e que a água caia num vazio. Não sabiam se existiam outros continentes, se havia terras no outro lado das águas dos mares. O mundo era apenas a região em que viviam. Quem inventou o dilúvio não tinha conhecimento do mundo e das espécies que habitavam o planeta, eram pessoas limitadas em conhecimentos. Não consta presença de dinossauros ou de outros animais pré-historicos, os animais eram somente os da região que supostamente existiu no dilúvio. Existem teorias que o dilúvio foi apenas uma grande cheia num rio da Mesopotâmia e uma família com um velho patriarca experiente anunciou a cheia e instruiu o povo da região para construírem um grande barco (Arca), juntarem seus animais domésticos, preparar-se para a grande cheia com temporais que iriam acontecer. Se o mundo era uma concepção local então a dilúvio realmente aconteceu para eles.

Alguns estudiosos da Bíblia mostram trechos de diversos livros como êxodo, Deuteronômio, II Crônicas, Mateus, que nos deixam realmente confusos com as intenções do Deus JEOVÁ. O autor Huascar Terra do Vale extraiu alguns momentos da escrituras sagradas do antigo e do novo testamento e coloca-nos para uma reflexão dessas citações bíblicas;
A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. É também um dos menos lidos. A imagem que se tem da Bíblia é de um livro santo, que prega o amor, a bondade, a humildade. Ledo engano. A Bíblia, principalmente o Antigo Testamento, tem passagens sangrentas e cruéis, de fazer inveja aos piores filmes de horror.
Quando Moisés desceu do Monte Sinai com as tábuas da lei percebeu que seus seguidores faziam orgias e adoravam um bezerro de ouro (Êxodo, 32:27-8).
Furioso, vociferou: "Ponde cada um de vós a espada a seu lado. Percorrei o acampamento e voltai, de portão a portão, e matai cada um o seu irmão, e cada um o seu próximo, e cada um o seu conhecido próximo". "E os filhos de Levi passaram a fazer o que Moisés dissera, de modo que naquele dia caíram do povo cerca de três mil homens".
Em Deuteronômio 20:10 e sgs., encontramos trechos horripilantes. Jeová, o Deus do Antigo Testamento, o mesmo que dissera "não matarás", aconselha aos hebreus que, ao encontrarem outro povo, façam proposta de paz. Se aceitarem a paz, deverão ser escravizados para fazer trabalho forçado. Se recusarem a proposta de paz, Jeová os entregará nas mãos dos hebreus, que deverão matar todos os homens com o fio da espada. Em seguida, deverão saquear todos os despojos, inclusive as mulheres, as criancinhas e os animais domésticos.
No mesmo livro, cap. 7, Jeová diz que seu povo escolhido deverá aniquilar sete povos que lhes serão oferecidos. "E tens que consumir todos os povos que Jeová, teu Deus, te dá. Teu olho não deve ter dó deles".
Jeová não brinca em serviço. Em II Crônicas 15:13, sentencia: "...todo aquele que não procurar por Jeová, o Deus de Israel, seja jovem ou velho, homem ou mulher, deverá ser morto". Em Êxodo 22:20, demonstra sua absoluta intolerância: "Quem oferecer sacrifícios a quaisquer deuses, e não somente a Jeová, deverá ser completamente destruído".
Em Deuteronômio 22:22-23: "Caso um homem seja encontrado deitado com uma mulher que não tenha dono, ambos têm que morrer juntos..." E continua: "...tendes que levá-los para fora do portão daquela cidade e tendes de matá-los a pedradas, e eles têm que morrer".
Em Deuteronômio 21:18, Jeová ordena que, se um homem tiver um filho obstinado e rebelde, ele e a mãe devem levá-lo para fora da cidade, chamar os anciãos e dizer-lhes que o filho deverá morrer. Todos os homens da cidade deverão atirar pedras nele até morrer. obra no sábado deverá ser morto.
Sendo assim, toda a cristandade, com a possível exceção dos adventistas (que guardam o sábado), deveria ser exterminada da face da terra.Olho por olho – a pena de talião – é a lei do Antigo Testamento. Não há lugar para perdão nem piedade. No entanto, Jesus, o mesmo Jesus que mandou dar a outra face, no Novo Testamento, também tem momentos de furor, como em Mateus 10:34: "Não penseis que vim estabelecer paz na terra; vim estabelecer, não a paz mas a espada. Pois vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe. Deveras, os inimigos do homem serão pessoas de sua própria família. Quem tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe maior que por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição pelo filho ou pela filha que por mim não é digno de mim".
Quem duvidar, que confira!
-----------x---------
A história da bíblia não passa da história da vida e das guerras do povo hebreu, sua trajetória de explorado e exploradores, colonizados e colonizadores, invadidos e invasores, para tudo isso eles inventaram um Deus para ajudar nesta empreitada de luta pela terra que eles determinaram de terra santa (Para eles).
O êxodo quando lido numa visão santificada e temerosa a Deus, Moises aparece como um homem bom, que libertou o povo hebreu do julgo egípcio. Numa analise mais profunda, ele foi um grande líder que utilizou de um Deus para convencer aquele povo a abandonar o Egito e segui-los para uma nova vida, uma nova terra. Quando Moises com seu povo chegou noutras regiões todas elas já eram habitadas por outros povos com costumes e culturas diferentes do povo hebreu que, liderado por Moises invadiu saqueando e tomando tudo que este povo tinha, escravizando-os, apossando-se de todos os seus bens, matando velhos, mulheres e crianças, sendo um dos lideres mais sanguinários da historia da bíblia. Com a divisão das tribos, mais guerras existiram entre eles, que se diziam eleitos o povo de Deus. O Deus da guerra, das invasões da opressão e para aliviar esse sentido do Deus guerreiro, chega ao mundo o filho de Deus, veio com a missão de trazer a paz entre os homens e até os dias atuais nada foi conseguido para a paz deste povo que ainda se encontra divididos, causadorores de guerras e ódio entre nações com conflitos internos entre eles, causando uma eterna guerra santa.
Jesus Cristo se existiu é o homem ideal para qualquer ser humano, para qualquer mundo. Sábio, simples, humilde, poderoso,milagreiro, filho de um Deus, escolhido para liberta os homens do mal, pregava que tudo devia ser para o bem comum entre as pessoas e as comunidades, tudo deveria ser partilhado por todos, para ninguém passar nenhuma necessidade seja material ou espiritual, um verdadeiro "comunista espiritual" e através dele, todas as pessoas que se convertessem aos seus ensinamentos vindo de Deus, iriam para o céu e por toda eternidade estariam ao lado de Deus, usufruindo dos bens celestiais. Um grande sonho e ideal para toda a humanidade, uma perfeição incrível que Deus poderia ter resolvido somente com Adão, Eva, Caim e Abel e que agora com Bilhões de seres humanos fica a cada dia mais difícil conseguir tal ideal neste sistema capitalista imperialista, colonizador, materialista, desumano e devastador, no qual Cristo tornou-se um garoto propaganda onde todos o admiram, mas ninguém imita suas ações supostamente realizadas aqui na terra. Caso um quarto dos que se dizem cristãos aplicassem os ensinamentos de Jesus Cristo, derrubariam todos os sistemas políticos e financeiros na face da terra. Sobrariam recursos matérias para todos os seres humanos e espiritualizados iríamos todos para o céu, isto antes de acontecer uma catástrofe nas relações sociais e as guerras apocalípticas e os que sobrariam seriamos escolhidos de Deus.
Creio na admiração de muitos na figura de Jesus Cristo, também caso ele tenha existido teria um grande respeito e admiração a sua pessoa e suas atitudes.
O Novo Evangelho trás uma mensagem forte para renovação da lei antiga dos Hebreus causando discórdias e separações entre eles o que culminou com a crucificação de Jesus cristo.
No Novo evangelho a pregação de Jesus realmente merece muita atenção por que trás, para os seres humanos, esperança em dias melhores para a humanidade, mas lamentavelmente ela é usada para oprimir e enganar mais ainda o povo humilde e sofredor, a boa nova passou para mãos de pessoas inescrupulosas que durante séculos e milênios a utilizam de acordo com a conivência do momento histórico e os interesses da classe dominadora da época. Creio que a manutenção da palavra de Jesus Cristo, até hoje, se deve ao fato dela ser manipulada, usada para oprimir mais do que para libertar. Eles conseguem através dos tempos usarem a palavra do evangelho não deixando nunca que ela seja aplicada na pratica, conseguem que fique na mente das pessoas como um sonho, uma ilusão, uma verdade longe de ser alcançada, mantendo-a sempre como uma esperança, algo que um dia virá, mas que não aplicam no presente como ensinou Jesus Cristo.
No final do livro APOCALIPSE tem um versículo onde João diz: " Eu declaro a todos aqueles que ouvirem as palavras da profecia deste livro; se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da arvore da vida e da Cidade Santa, descrita neste livro."João ameaçou a todos que mudassem qualquer texto do livro santo seriam punidos. Como posso acreditar se não houve mudanças nos textos bíblicos de acordo com o interesse dos governantes da época, junto com as religiões, se eles utilizaram a palavra santa para a inquisição, para matar todos aqueles que divergiam da forma como as palavras de Deus eram imposta na época. Quantas pessoas que queriam viver segundo os ensinamentos de Jesus Cristo e que contrariava a normas da igreja e dos governantes foram crucificadas, enforcadas, queimadas vivos, torturadas por anos e anos dentro dos calabouços. Como acreditar se não houve manipulação dos textos se eram utilizados para evangelizar ajudando os colonizadores das Américas que escravizaram, torturam, estruparam, mataram (mulheres, velhos e crianças), humilharam, dizimaram os índios, pessoas puras, inocentes, acolhedora que deram todo apoio aos estrangeiros e foram covardemente traídos e com ajuda da igreja tornaram índios em trapos humanos, como acreditar nesta gente, nesta bíblia. Em todo curso da história notamos o interesse das religiões em sempre estar a favor dos grandes e poderosos e utilizam a bíblia apenas para manutenção das instituições religiosas e favorecimento junto aos governantes. Para manter-se e cumprir a palavra do evangelho que favorece a libertação do povo pobre e oprimido pondo-a em pratica, jamais.Vamos utilizar a própria bíblia com os textos que eles dizem ser palavras de Jesus Cristo, para sentir como não praticam o que o evangelho tem de melhor e verdadeiro e somente praticam realmente o que interessa a eles.
»MATEUS [6]1 Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
4 para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
A pratica dos protestantes da linhagem de LUTERO e alguns segmentos dos católicos é o que mais fazem nas esquinas e em todos os lugares, rezam, oram, procuram se mostrar os melhores diante de Deus e dos homens, julgam-se os escolhidos, utilizam da bíblia para mostrarem-se os melhores divulgadores do evangelho e repetem incansavelmente orações e mais orações, louvores e cânticos. E não praticam a palavra imitando a Jesus. Gostam de estar nas igrejas, bem vestidos, dando suas ofertas, pedindo favores a Deus, sempre repetindo dia a dia, ano a ano os mesmos rituais, os mesmos cânticos, mudando as orações de acordo com cada santo, cada momento. Procuram ser visto por todos e tentam demonstrar que estão fazendo o bem, praticando a palavra de Deus.
»MATEUS[6]
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
O que mais as religiões preocupam-se é em criar igrejas, aumentando assim seu patrimônio imobiliário, além do grande comercio com santinhos, terços, camiseta, bonés, cd's, dvd's, shows e todo um milionário comercio que as religiões através da palavra de Jesus Cristo consegue arrecadar e não é revertido para os pobres e sim para enriquecimentos dos suas instituições e dirigentes. Para não tornarem-se tão ridículos inventam de ajudar algumas instituições de caridade para manter as aparências. Ninguém calcula a riqueza do vaticano, dos evangélicos e de qualquer instituição religiosa no mundo. É muito dinheiro, muita riqueza, elementos que Jesus mostrou claramente ser abominável aos olhos de Deus.
»MATEUS [7]1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão
15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci...
Quando lemos estes versículos da bíblia pergunta-se a essas pessoas que seguem as religiões e lêem o livro Santo, porque não refletem nestas citações de Jesus cristo, vêem o quanto mais eles praticam as suas religiões mais eles se afastam de Deus e dos ensinamentos de Jesus Cristo. Vejam como está claro no pedido de não julgar, ninguém pode julgar ninguém, ninguém pode dizer estou salvo e condenar ou reprovar a fé do outro. Os falsos profetas estão claramente em todos os lugares, porquê não percebem a quantidade de hipócritas, farsantes, estelionatários, pastores, padres, que estão utilizando o evangelho somente em beneficio próprio? Nem todos que dizem Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus. Está muito obvio que somente vai para o céu é quem PRATICA os ensinamentos e não só os que PUBLICAM, berram nas esquinas, clamam nas igrejas, oram, rezam e vivem somente suas religiões. Utilizar e divulgar as escrituras é uma coisa e pratica-las é totalmente diferente. Vejam outro momento em que Jesus mostra claramente como viviam os escribas e fariseus e comparem com os evangelizadores como padres, pastores e muitos representantes de outras religiões, vivem exatamente como viviam essas pessoas a quem Jesus condenou.
MATEUS [23]1 Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo:
2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos;
6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi.
8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos.
9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo.
11 Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.
12 Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar.14 (Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.)
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro?
18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está;
21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
30 e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade;
35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar.
36 Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!
38 Eis aí abandonada vos é a vossa casa.
39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
Tem uma citação bíblica que diz: "Tem olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem". Querem mais clareza do que estes textos, é muito fácil perceber onde estão, como são estas pessoas que Jesus determinou como hipócritas e fariseus, eles são de fácil identificação. A palavra padre significa Pai, Jesus disse só há um pai, aquele que esta no céu. Todos apenas são irmãos. Ninguém deve ser superior ou ter direito mais que o outro. Há pastores de Igrejas que tem casa na praia, carros luxuosos, mansões, vestem-se com os melhores paletós, são servidos e obedecidos como autoridades máximas. São puros nababos, ricos e poderosos, andam junto com os governantes, tem tudo àquilo que não deveriam ter como cristãos. São exatamente como Jesus disse hipócrita e fariseus.São por estas e outras razões que fica difícil acreditar em religião e que eles acreditam em Deus. Deus na forma como apresentada pela Bíblia não convence a milhões de pessoas no mundo, ele passa a ser mais um Deus que divide a opinião e maneiras de viver dos seres humanos.Tudo na bíblia suscita mais dúvidas do que certeza, não se tem provas ou dados concretos sobre quase nada, tudo não passa de teoria. É admirável como pessoas têm neste livro a única verdade ou razão de viver, pessoas mesmo que estudaram, pesquisaram e ainda teimam em ter a narrações deste livro como verdades absolutas. Versões e mais versões de livros, revistas são encontradas sobre a vida de Jesus Cristo. Duvidas é lançada sobre sua vida, seus milagres, a ressurreição... Sempre haverá como discordar e criar novos mitos sobre ele.
Saindo da Bíblia vamos agora ver mais sobre as questões em que somos lançados a refletir cada vez mais na não existência desses Deuses apresentados aos seres humanos através de livros e mais livros em todo mundo.
Faremos uma pequena abordagem de outras religiões para sentir o quanto eles dividem-se por interesses próprios e lançam os seres humanos uns contra os outros apenas para se beneficiarem tanto na política, na economia e na manutenção do poder de forma sarcástica, mesmo sabendo que tudo não passa de mentiras e ilusões criadas para enganar pessoas inocentes e mal informadas, colonizando-as, oprimindo a todos não dando direito ao pensamento livre e formas diferentes de viver.Observem os leitores que estou utilizando de várias teorias de diversas criações de Deuses, religiões, seitas e concepções diversas para adiante fazer minha explanação e defesa sobre o direito das pessoas discordarem da forma como são apresentadas as concepções sobre Deus e nossa maneira de pensar na não existência desses ou daqueles Deus.

Nenhum comentário: