PREFÁCIO

Este é um trabalho de pesquisa que realizei para difundir o livre pensamento sobre o tema em questão e expor meus pensamentos em relação as crenças e as religiões sobre a concepção de DEUS, DEUSES E ATEUS.
Os arquivos estão divididos em capítulos para melhor compreensão daqueles que porventura tenham a ousadia e coragem de ler opiniões diferentes.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CAPITULO 4 - OUTRAS CONCEPÇÕES DE RELIGIÕES


O LIVRO DE MÓRMON – OUTRO TESTAMENTO DE JESUS CRISTO

Torna-se necessário alguns trechos do livro de Mórmon para posteriormente fazer uma analise e criticas deste  escrito para ser a "Bíblia das Américas".
O livro de Mórmon é, portanto um resumo do registro do povo de Néfi e também dos lamanitas – Escrito aos lamanitas, que são um remanescente da casa de Israel; e também aos judeus e gentios – Escrito por mandamento e também pelo espírito de profecia e revelação – Escrito e selado e escondido para o senhor, a fim de que não fosse destruído – Selado pela mão de Morôni e escondido para o senhor a fim de ser apresentado no devido tempo, por intermédio dos gentios – Para ser interpretado pelo dom de Deus.Contém ainda um resumo extraído do livro de éter, que é um registro do povo de Jarede, disperso na ocasião em que o senhor confundiu a língua do povo, quando este construía uma torre para chegar ao céu, a torre de Babel.
Feito também para convencer os judeus e gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifestam as todas as nações... O livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável a Bíblia. È um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno.
O mais interessante vem agora: O Sr. Joseph Smith numa noite de súplicas descobriu uma luz em seu quarto e viu um ser iluminado, túnica solta, de uma visão extraordinariamente branca e brilhante coisa jamais veste na terra. Enfim era um enviado de Deus. Seu nome era Morôni.Disse que havia um livro escondido, escrito em placa de ouro. Disse também que o livro continha a plenitude do evangelho eterno. Disse... Disse... Disse...
Aprofundando mais a leitura do livro de Mórmon podemos sentir o engodo do Sr.Joseph Smith onde ele sozinho num quarto viu toda aquela aparição e daí resolveu fazer um livro dos relatos de Morôni, criando toda uma religião ao seu modo.Diz ainda Joseph Smith que este Morôni indicou um local onde estariam as placas de ouro que continham os ensinamentos dedicados às causas espirituais e aos ensinamentos dos profetas que eram as placas de Néfi. As placas de Mórmon tinham a continuação da história escrita pelo próprio Mórmon. As placas de Éter que continha a história dos Jareditas e as placas de Latão trazidas de Jerusalém pelo povo de lei em 600 a.C. e estas placas também continham os cinco livros de Moisés.O interessante de tudo isso é que o Joseph Smith viu tudo sozinho, não teve testemunhas. Passou vários anos tendo encontros com Morôni até receber as placas e sozinho convenceu pessoas e escreveu sua própria Bíblia e proclamou-se o profeta nestes últimos dias e que A Igreja de Jesus Cristo dos últimos Dias é o reino do Senhor restabelecido na terra em preparação para a segunda vinda do Messias e ele o representante maior.
Será que a Bíblia não era suficiente com os ensinamentos de Jesus. Por que e para que fazer uma outra com tantas fantasias e ilusões, com histórias fantásticas mudando os ensinamentos básicos da religião cristã, dividindo mais ainda o povo de Deus?

ALLAN KARDEC – O CAMINHO DA VERDADE

A obra de Allan kardec merece atenção pelo que ela propõe; o estudo e comunicação com o mundo espiritual, atividades que muitas religiões negam aos seus fiéis, e é muito lógica esta teoria de estudos para entender procurando aproximação com o mundo espiritual, para tentar saber se realmente ele existe, apesar das muitas dúvidas e mistérios que fazem parte do espiritismo.
Allan Kardec escreveu vários livros como o Livro dos Espíritos, O que é Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese e Obras Póstumas, livros que tentam explicar desde o principio de tudo. Seus efeitos e causas, Deus, como pensam e atuam os espíritos que segundo a teoria existiam muito antes da existência da terra no universo, isto é, antes de existir a terra já existiam seres que habitavam o universo e estes seres seriam espíritos com forma e estrutura invisível diferente dos seres animais com estruturas materiais mais sólidas e visíveis. E nosso mundo é um mundo inferior onde estes espíritos viviam e vivem tendo influencia direta nos seres humanos, inclusive encarnando e reencarnando nos humanos, regidos por leis divinas e universais.
Na concepção Kardecista ele explica Deus perguntando e recebendo respostas imediatas dos espíritos em um questionário simples, com perguntas e respostas que qualquer ser humano poderiam elaborar e esclarecer.
- O que é Deus?
"Deus é a inteligência Suprema, a causa primária de todas as coisas".
- Pode-se dizer que Deus é o infinito?
"A definição é incompleta e decorre da pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da compreensão dos homens".
- Pode o homem compreender a natureza intima de Deus?
"Não para isso falta-lhes o sentido".
- Será dada ao homem, um dia, compreender o mistério da divindade?
"Quando não mais estiver o Espírito obscurecido pela matéria, e quando, pela perfeição, se houver aproximado de deus; então ele o verá e compreenderá".
Sintam como é simples a explicação sobre Deus, para que espírito para explicar perguntas tão fáceis de ser respondidas? Qualquer individuo tem sua maneira de explicar e sentir Deus.
Há fatos interessantes na teoria espírita, mas tudo não passa de teorias. Podemos notar que Denizard Rivail o Allan Kardec, era um homem culto de grande conhecimentos em diversas áreas do conhecimento humano e auxiliado por diversas pessoas que comungavam com sua teoria espírita escreveu uma obra significativa que consola mentes angustiadas com as incertezas que o mundo e as diversas religiões criam. Os adeptos do espiritismo geralmente são pessoas insatisfeitas com as religiões ao qual foram induzidos a fazer parte e contrariavam seus conhecimentos sobre as discrepâncias da Bíblia sagrada e se satisfaz com a literatura espírita.Como em qualquer religião o espiritismo tem seus pontos positivos e negativos a qual estimulo as pessoas procurarem conhecerem o lado positivo desta teoria que é desmistificar dogmas e ritos das diversas outras religiões e colocando o mundo espiritual na esfera de estudos e busca da experimentação se realmente existe ou não os espíritos e quem sabe no futuro, se comprovado o mundo espiritual, tê-lo como uma ciência.

MAOMÉ - O ILAMISMO

Durante uma caravana à Síria, Maomé viveu uma insólita experiência em Bosra: o encontro com o monge Bahira, que reconheceu nele o futuro profeta do Islã. Os dias e as semanas se passavam. Impressionada com a personalidade de Maomé, uma rica herdeira da tribo Coraixita, Kadidja, confiou-lhe seus negócios. Maomé desempenhou bem a tarefa, conduzindo com segurança os camelos e os homens de Kadidja para Meca. A probidade é uma das principais qualidades do futuro profeta, que já era chamado de al-Amin, "homem honesto". Kadidja, já com 40 anos, propôs casamento a Maomé, cerca de 15 anos mais jovem. Juntos eles tiveram sete filhos, mas só as meninas sobreviveram, uma das quais Fátima, futura esposa de Ali Ibn Abu Talib, que mais tarde seria empossado califa. O matrimônio celebrava a união de duas poderosas famílias de Meca e era o primeiro passo para uma profunda transformação no mundo oriental.
Maomé tem o hábito de fazer retiros espirituais (khalwa) nos arredores. Ele aprecia, em particular, praticá-los numa gruta chamada Hira, situada em um pequeno monte da região. Em 611, durante um desses retiros, o arcanjo Gabriel se revela a ele. O arcanjo solicita que Maomé leia os sinais árabes bordados em um longo pergaminho de seda. "Mas eu não sei ler!", responde, envergonhado. "Leia", insiste o arcanjo. "Mas não aprendi a ler", objeta mais uma vez. Gabriel então lê e pede para Maomé repetir: "Leia em nome de Teu Senhor que tudo criou, que criou o homem a partir de um coágulo de sangue". O primeiro versículo da revelação do Corão é assim declamado. Aterrorizado pela aparição, o profeta pensa que vai morrer. Gabriel desapareceu, após preveni-lo de que voltariam a se encontrar muitas vezes. Maomé desce então a colina rumo a sua casa em Meca. Sua esposa Kadidja fica preocupada com o seu comportamento e aspecto físico: "Cubra-me, cubra-me", pede ele.Refeito do choque, Maomé narra a experiência que acabara de viver na montanha Nour. A tradição diz que a prece e o credo da unidade divina (chahada) foram os primeiros ensinamentos revelados ao profeta. Contando o segredo a Kadidja, fez dela a primeira muçulmana da história. Depois revelou o fato a Ali, filho de Abu Talib, então com dez anos, a Zaid, escravo liberto que se tornou seu filho adotivo, e a Abu Bakr, futuro primeiro califa (632-634). Várias personalidades de Meca e especialmente os seus parentes adotam em relação a ele uma atitude benevolente. Em pouco tempo, as "revelações" feitas a Maomé são conhecidas por todos em Meca. "O homem honesto" é um feiticeiro? Deve ter enlouquecido. Querer substituir o panteão sagrado pela veneração a um deus único, não seria um sinal de delírio? Quais são os milagres de Alá que ele pode invocar para impor essa religião? Maomé não curou leprosos nem paralíticos.
As revelações prosseguem e o profeta compila o Corão, "o texto [que lhe é] revelado", aos poucos, de forma descontínua. O profeta desespera-se com os intervalos entre as diferentes revelações e, além disso, a pressão dos habitantes de Meca torna-se cada vez mais ameaçadora. Sua vida está em perigo e ele decide exilar-se. Acompanhado por Abu Bakr, pai de Aïcha, sua futura mulher, o profeta abandona Meca à noite, com os perseguidores em seu encalço. Os soldados enviados pelo clã inimigo para a captura dos dois homens perdem a pista. Durante três dias e três noites, Maomé e Abu Bakr ficam escondidos numa gruta. Os fugitivos tomam o caminho do oásis de Yathrib, a cerca de 350 km de Meca.
Mais uma vez a revelação é feita quando a pessoa esta sozinho numa montanha, desta vez num monte, onde ninguém viu, somente ele e o arcanjo Gabriel e depois repassa para as pessoas mais próximas, inclusive uma criança de dez anos. Daí mais uma vez como em toda história da criação de uma religião um homem, um anjo e um código escrito desta vez em um pergaminho bordado de seda.Conhecendo as circunstancias que se encontravam o povo árabe, divididos em várias tribos guerreando entre si, cada um com seus deuses, adorando imagens com idolatrias insanas ficou "fácil" para Maomé estabelecer mais uma religião entre as tantas que já existiam. Volta-se a pergunta: já existia a Bíblia e os ensinamentos de Cristo, por que e pra que outra forma de conciliar o povo se Jesus Cristo tinha toda uma doutrina pronta.
Moises em pedra, Maomé em pergaminho de seda, Adam Smith em placas de ouro, Allan Kardec com batidas em tábuas e a seguir reverendo Moon com uma visão em uma montanha onde o próprio Jesus Cristo incumbe o mesmo de continuar sua missão.

SUN MYUNG MOON E A IGREJA DA UNIFICAÇÃO

Na manhã de páscoa de l936, enquanto orava em uma montanha da Coréia, um menino coreano de l6 anos, Sun Myung Moon, teve uma visão em que Jesus Cristo lhe apareceu e lhe deu uma importante missão: continuar a obra da salvação da humanidade, deixada inacabada por Ele em virtude de sua morte prematura e injusta. Aquele acontecimento iria, alguns anos depois, provocar a maior controvérsia religiosa do século XX — A Igreja da Unificação. Com a ajuda de Deus, de Jesus Cristo, do mundo espiritual e dos seus próprios estudos, após nove anos (dos l6 aos 25 ), o jovem Sun Myung Moon apresentaria ao mundo "uma nova expressão da verdade", "uma nova visão do Cristianismo." Uma revelação universal e espiritualista, mais fundamentalmente cristã, a qual recebeu o nome de O Princípio Divino, passando a ser considerado uma terceira parte da mensagem bíblica: O Completo Testamento, e o movimento criado por ele ficou conhecido como Unificacionismo. 53 anos depois, uma nova e grandiosa transformação está em marcha, tendo por base a verdade bíblica e o amor cristão a Deus e aos homens.Vindo de um país comunista e dizendo perseguido pelos crentes e ateus Sun Myung Moon inventa uma das maiores mentiras que um ser humano pode criar, mas dizem que quanto maior a mentira mais ela se torna verdade, talvez seja o fato dele ter feito tanto adeptos no mundo todo. Refém do comunismo ateu, segundo suas palavras, dar para entender que ele não gostou nem um pouco do ateísmo e se lançou incondicionalmente ao cristianismo, mas de forma em que ele foi um dos escolhidos para continuar a missão de Cristo, sendo aquele que daria continuação a Bíblia Sagrada com O COMPLETO TESTAMENTO, seria ele mais um profeta escolhido por Deus. Pior que muitos acreditaram e acreditam como sempre acontece em diversas épocas e culturas.

Nenhum comentário: